Deixe um comentário

A métrica que mexe com o povo

A imprensa esportiva mexe bastante com as emoções dos torcedores. O país, de forma geral, acaba acompanhando mais o futebol, por conta de seus títulos, suas glórias e as emoções que ele proporciona.

E isso é mostrado muitas vezes na metodologia que os veículos de comunicação utilizam para demonstrar as emoções, os fatos, as histórias. Nesse caso do texto abaixo, nós vamos nos ater a maneira como foram levados os textos da queda do Corinthians para a Série B, no ano de 2007 na visão dos dois jornais do Grupo Folha: Folha de São Paulo e Agora São Paulo.

Para entender o objetivo do texto

Essa idéia de analisar a métrica de fotos e capas de jornais do Grupo Folha partiu de Ricardo César Datrino, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, que também é professor da Anhanguera Educacional.
Ele montou um artigo final sobre Dialogismo e Polifonia. Antes de seguirmos, é bom explicar o que é Dialogismo e Polifonia, mesmo que da maneira mais simples.

Segundo o dicionário Michaelis¹, dialogismo é: “1 Arte de dialogar. Ret Figura que consiste em apresentar em forma de diálogo as ideias e sentimentos dos personagens.”

Já polifonia² significa: “1 Qualidade dos caracteres polífonos. 2 Pluralidade de sons, tal como na reverberação de um eco.”

Traduzindo, a intenção do trabalho proposto por Ricardo é simplesmente ver a forma do diálogo e como o diálogo acontece. No caso do artigo dele, vendo as capas de jornais e suas respectivas legendas, justamente na época que o Corinthians foi rebaixado da Série A para a Série B do Campeonato Brasileiro, no ano de 2007.

No comparativo entre as duas capas (a da Folha e do Agora SP), dá pra notar diversas distinções, por conta principalmente de seu público-alvo, vamos a elas:

A Folha de São Paulo, um jornal considerado mais ‘elitista’, com um público-alvo focado mais nas classes A e B, usava um vocabulário mais amplo, enquanto o Agora SP, que atinge mais as classes C, D e E tem uma linguagem mais direta, se utilizando mais de figuras de linguagem,  uma linguagem que é mais ‘do povão’ mesmo. Confira abaixo as duas capas, do jornal Agora SP e do caderno de Esportes da Folha de São Paulo no dia em que o Corinthians foi rebaixado:

Capa do diário Agora SP no dia da última rodada do Brasileiro-2007

Capa do diário Agora SP no dia da última rodada do Brasileiro-2007. A frase ‘Salve o Corinthians’ é utilizada quase como referência a religião, ao milagre

A capa do Agora SP se utiliza até de termos religiosos, destacando o clube como uma religião. Notando isso, o responsável pelo marketing do clube, Luis Paulo Rosenberg preparou uma campanha maciça em cima justamente desta ‘religião’, em 2007, que se tornou um dos maiores cases sobre futebol nos últimos anos.

Capa da Folha de São Paulo se utiliza de termos como 'classe A' e 'classe B' para explicar possibilidade de queda.

Capa da Folha de São Paulo se utiliza de termos como ‘classe A’ e ‘classe B’ para explicar possibilidade de queda.

Já a capa da Folha de São Paulo destaca a possibilidade de queda para a série B e troca o ‘série’ por classe que poderia ser entendido de diversas maneiras, como classe social, por exemplo, mas que é citado como se a Série B fosse apenas um caminho para a elite, como bem destacou o autor do artigo.

A métrica que mexe com os torcedores é justamente aquela que denota sentimentos, termos heroicos, feitos históricos, tragédias. O esporte sempre em busca de um herói, de um vilão, de uma história emocionante, com final que nem Quentin Tarantino conseguiria repassar para as telas, nem Truman Capote para as páginas de um livro.

O final apoteótico, com o coração batendo mais forte. O jornal busca se aproximar do leitor, e é utilizando estas figuras de linguagem, fazendo com que, mesmo de maneira indireta, o torcedor leia aquele texto, confira cada mínima letra, e consiga se preparar para a grande história, que teve seu início nas páginas de um jornal e que terá seu final nos olhos do torcedor. Para o bem ou para o mal.

REFERÊNCIAS:

DATRINO, Ricardo César. “Dialogismo e Polifonia: Um Estudo do Rebaixamento Corintiano no Campeonato Brasileiro de 2007”

¹Dicionário MICHAELIS. Significado de Dialogismo <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=dialogismo%20&CP=945614&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=50> Acesso em 16/04/2013

²Dicionário MICHAELIS. Significado de Polifonia <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=polifonia%20&CP=1024614&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=50> Acesso em 16/04/2013

Deixe um comentário